José Mota

Nome: José Albano Ferreira da Mota

Naturalidade: Lordelo - Paredes

Data de Nascimento: 25 de Fevereiro de 1964

Posição: Defesa

Clubes Representados

Aliados Futebol Clube de Lordelo
F.C. Paços de Ferreira

Como treinador:
FC Paços de Ferreira
CD Santa Clara
Leixões SC
CF Os Belenenses
Vitória FC (Setúbal)

Carreira e Curiosidades 

Depois de um começo no Aliados FC Lordelo onde representou o clube Lordelense durante 5 épocas entre as épocas de 82/83 até 86/87, ​​Mota passou quase uma década no FC Paços de Ferreira, muitas vezes levando o clube como seu capitão. Depois de se aposentar, ele imediatamente se juntou à equipa Técnica, sendo promovido a treinador principal em 1999. Em 2004, ele teve uma curta passagem com Açores na equipa CD Santa Clara, mas voltou a Paços pouco tempo depois.
Em 2006-07, Mota levou Paços de Ferreira para a Taça UEFA pela primeira vez , depois de um sexto lugar no campeonato. O clube dos Castores perderia na primeira mão da competição europeia contra o Clube holandês lado AZ Alkmaar, 0-1 no agregado.
Em Julho de 2008, Mota deixou Paços e juntou-se ao Leixões SC. Em 9 de Fevereiro de 2010, com o clube de Matosinhos em penúltimo, ele foi demitido.
Mota voltou ao activo em Novembro de 2010, sendo contratado pelo CF Os Belenenses, lutando na segunda divisão, e acabando por conseguir evitar a descida de Divisão.
Na época de 2011/2012 foi contratado pelo Vitória de Setúbal.

Outras lendas