Cadú

Nome Ricardo Manuel Ferreira Sousa

Naturalidade Paços de Ferreira

Data de Nascimento 21 de Dezembro de 1981

Posição Defesa

Clubes Representados

Aliados Futebol Clube de Lordelo
Gondomar SC
FC Paços de Ferreira
Boavista FC
CFR Cluj

Currículo / Palmarés

3 Ligas Roménia
3 Taças Roménia
2 Supertaças Roménia

Carreira e Curiosidades 

Cadú iniciou a sua carreira como jogador sénior no Aliados FC Lordelo na época de 2000/2001. Na época seguinte jogou no Gondomar SC, suas performances sólidas valeram-lhe uma transferência directa para a primeira divisão, já que ele assinou com o FC Paços de Ferreira , no verão de 2002. Na sua segunda temporada, que começou em 27 das 28 partidas que ele jogou mas os castores desceram de divisão.
Após a descida do Paços, Cadú juntou Boavista FC ​​sendo também uma primeira escolha - 30 jogos, dois golos – no seu primeiro ano, tendo o Boavista terminado o campeonato em 3º.

Depois de duas temporadas no bessa, Cadú assinou com CFR Cluj da Roménia, onde marcou uma vez em 25 jogos na sua temporada de estreia, ajudando seu novo clube para o terceiro lugar na Liga I .
Cadú ficou capitão do Cluj no final de 2007, enquanto ajudando o clube a conquistar três Taças da Roménia consecutivas. Além disso, no final da temporada 2009-10, quando a equipa conquistou o título da liga segundo em três anos, ele foi votado Defesa Central do Ano, ao lado de FC Unirea Urziceni's George Galamaz .
Em 19 de Outubro de 2010, Cadú marcou duas vezes na Liga dos Campeões da UEFA no jogo da fase de grupo contra o Bayern de Munique, uma vez na sua própria rede, sendo afastado por 2-3. No final de Janeiro de 2012, ele foi premiado com a cidadania romena, tornando-se elegível para jogar pelo país, tendo afirmado que iria jogar para a equipe nacional se seleccionado.

1977/78

A "equipa dourada" do Aliados de Lordelo, apurado para a Liguilha em 1977/78 (na disputa com o Académico de Viseu e o Juventude de Évora). Esta (magnífica) formação do Aliados ficaria a um passo da subida à I Divisão nacional.

Em cima: Pedro, Mendes, Eduardo, Valdemar, Gentil, Lamas, Simões
Em baixo: Regadas, Leandro, Jaime Pacheco, Brandão, Tony, Malheiro, Joaquim Teixeira, Aquiles, Melo

Outras lendas